Violência obstétrica: precisamos falar sobre ela

Talvez você considere que a palavra “violência obstétrica” seja forte demais. Mas é exatamente assim que acontece: a paciente está tão nas mãos daquele médico ou médica (que muitas vezes se comporta como “Deus”) que ela acaba se submetendo a ser tratada sem o devido respeito, sem a devida sensibilidade. Pode ser uma violência física, mas pode ser também psicológica, como foi o caso da Marina. “Eu não tenho dúvidas de que sofri violência obstétrica. Eu me senti negligenciada em muitos momentos”.