Os segredinhos das famílias com casas arrumadas

Os segredinhos das famílias com casas arrumadas

casadebonecas.jpg

Eu tenho uma amiga que tem mais filhos que eu, um marido que trabalha mais que o meu, que cozinha mais do que eu e - como se não bastasse - ainda consegue ter uma casa mais arrumada do que a minha. Sempre. Por que? Eu decidi que chegou a hora de investigar a fundo esse mistério. Enfim: quais são os segredos dessas casas - sem empregada - que estão sempre arrumadinhas? 

Comecei a observar atentamente essas famílias amigas e me dei conta que existem alguns pontos que todas elas têm em comum. Aqui vão eles:

1. Todo mundo na família tem menos coisas. Não se trata de fazer uma "limpa" no closet. Menos significa menos mesmo. Pense em tudo que vocês têm. Agora corte pela metade. É mais ou menos por aí.  Na casa de uma amiga que tem 4 filhos, cada um deles tem uma única prateleira em cima da cama para brinquedos e livros. Eles dividem um único closet. E são algumas das crianças mais felizes e equilibradas que eu já conheci. E claro, o quarto deles está sempre arrumado.

2. Essas famílias ficam menos na internet.  Quase todos os meus amigos que admitem passar muito tempo on line tem a casa bem bagunçada. Quase todos os meus amigos com a casa arrumada,  não têm a menor idéia do último meme e são daqueles que você raramente vê no Facebook.

3. Eles deixam as crianças verem televisão, mas escolhem com sabedoria o momento de usar a "babá hipnótica". Sejamos honestos, de vez em quando todo mundo apela à televisão ou a um smart phone para manter as crianças entretidas. A questão é: quando? Faz pouco tempo flagrei uma amiga, que eu nunca imaginei usar esse tipo de recurso, colocando um DVD para as crianças para que ela pudesse cozinhar o jantar em paz. Ninguém vai morrer se assistir 30 minutos de televisão, e claro que não faz sentido deixar as crianças os dia inteiro plugadas para manter a arrumação da casa. O segredo é pensar bem em como e quando usar esse recurso em prol da ordem doméstica.

4. A casa dos super organizados também fica bagunçada de vez em quando. Porém, a bagunça é sempre seguida de arrumação imediata.  Muitas vezes minha casa fica bagunçada e no lugar de arrumar imediatamente, fico alguns dias chafurdando na zona, me lamentando e pensando em como vou conseguir fazer a nossa casa voltar para um estado habitável novamente. Diferentemente de mim, os pais e mães das casas arrumadinhas agem da mesma forma que as pessoas que policiam sua alimentação. Eles sabem que depois de um dia de bombas calóricas, será necessário acabar com a festa, entrar na salada e ir correr atrás do prejuízo na academia. Os pais organizados, depois de uma noite de caos, acordam de manhã e arrumam tudo de uma vez. Eles sabem que a bagunça já existente inevitavelmente vai virar uma bagunça ainda maior se não for (quase) imediatamente contida.

E vocês? A casa de vocês está sempre arrumada? Qual o segredo? Não vale dizer empregada. Afinal com empregada, convenhamos, não tem segredo nenhum. Desafio mesmo é manter uma casa organizada quando você não conta com ajuda. Deixe seus segredinhos nos comentários. Vamos adorar ouvir.

 

Esse texto é uma tradução livre do post "Dirty Little Secrets of Tidy Families", publicado no blog Apartment Therapy. Aqui o link para o artigo e o link para o blog. 

Leia também: A vida sem empregada e Vou jogar metade da minha casa e viver melhor

Vou jogar metade da minha casa fora e viver melhor

Vou jogar metade da minha casa fora e viver melhor

O dia em que resolvi levar meus filhos numa festa (só) de adultos

O dia em que resolvi levar meus filhos numa festa (só) de adultos