O que a gente pode aprender com as crianças sobre felicidade?

O que a gente pode aprender com as crianças sobre felicidade?

felicidade1.jpg

Esqueça os livros de auto-ajuda.  Que tal seguir o pequeno guru que você tem em casa para encontrar equilíbrio e felicidade? Seu filho! Todo dia, as crianças, principalmente as menorzinhas, nos dão inúmeras lições de contentamento e alegria. Mas nós nem ao menos nos damos conta. Confira aqui algumas dessas lições e não deixe de aprender com seus filhos. 

  1. Crianças fazem amizade rapidinho. Ao contrário de muitos adultos que têm primeiro que se embriagar antes de abordar alguém numa festa ou num bar, as crianças vão chegando e perguntando: “Você quer brincar comigo?”. Com tanta espontaneidade, logo elas fazem muitos amigos. O que, sem dúvida, é um motivo de grande felicidade.
  2. Crianças não são rancorosas. É claro que elas também brigam. Mas logo, logo esquecem. Diferente dos adultos, que costumam se envenenar com o próprio ressentimento durante anos, os pequenos perdoam com facilidade. 
  3. Elas são curiosas. Metem o narizinho em tudo o que vêem. "Para que serve isso?”, “Quem colocou a água dentro do côco?”, "Como esse bebê foi parar dentro da sua barriga?" (ops!). Assim, elas exploram o mundo à sua volta, se deleitando com as novas descobertas e conquistas.
  4. Os pequenos têm confiança em si próprios. “Mamãe, olha, como eu sou forte!”, fala o meninininho de bíceps magrinho. "Já viu como eu pulo alto?”. Eles não se atormentam com pensamentos negativos nem se deixam frear pela auto-crítica. 
  5. As crianças aproveitam qualquer chance que têm para fazer a vida divertida. Até no meio de um chororô podem escapar algumas risadinhas....
  6. Crianças não têm medo de revelar seus sentimentos, sejam eles quais forem. "Eu te amo! Estou tão contente!" Que delícia saber extravasar essa energia positiva sem medo de ser feliz, né? E enquanto nós tentamos reprimir lágrimas ou ocultar crises de ciúmes, nossos filhos choram quando têm vontade de chorar e berram de raiva, quando se irritam. O que é muito bom: emoções reprimidas podem dar origem a uma bela depressão mais tarde. 
  7. Crianças não se preocupam com marcas de roupas e sapatos caríssimos. Os menorzinhos nunca ouviram falar de Prada, Gucci nem Dolce Gabanna.  Para eles o importante é gostar do que estão vestindo e, claro, que seja confortável!
  8. Crianças curtem programas baratos também. Sim, as crianças vão amar um zoológico ou um espetáculo de circo. Mas se não der, elas vão curtir alimentar os patinhos num parque qualquer ou organizar uma apresentação circense só para a família em casa mesmo.
  9. As crianças têm o riso solto. Elas são naturalmente engraçadas e também gostam de fazer uma piadinha de vez em quando. Piada de criança pequena, contudo, é difícil de entender pois você não sabe exatamente quando acabou: elas riem do começo ao fim.  Ah... E às vezes podem fazer você chorar de rir.
  10. Os pequenos são honestos. “Você é a mamãe mais bonita do mundo.”, "Suas pernas estão parecendo a barba do papai". Elas falam o que sentem, sem papas na língua. E ser honesto é libertador!

E aí? Já imaginou se pudéssemos ser um pouco mais como elas? Não seríamos muito mais leves, livres e soltos? Ou numa palavra... muito mais felizes? 

 

Este texto é uma livre adaptação do post de “O que as crianças podem nos ensinar sobre a felicidade”, de Melissa Sher, no blog do Huff Post Parents. Aqui o link para o post original. 

Tecnologia: qual é a medida certa para a sua família?

Tecnologia: qual é a medida certa para a sua família?

O recém-nascido e você: que tal um programinha?

O recém-nascido e você: que tal um programinha?