10 ideias de presentes para as crianças que não são brinquedos

10 ideias de presentes para as crianças que não são brinquedos

Brinquedos, brinquedos e mais brinquedos. Em algum momento o quarto está tão cheio que as crianças não vêem, nem brincam com mais nada do que tem. Se você está tentando combater a tonelada de brinquedos acumulando pó no quarto dos seus filhos, não deixe de dar uma olhada nessas ideias. Nem todos os presentes tem que ser brinquedos. É possível dar muitas outras coisas maravilhosas.

1. Aulas e cursos. Tem alguma coisa que seu filho quer muito aprender? Aprender a tocar um instrumento, desenhar, dançar, patinar no gelo... Aqui em casa tenho certeza que uma inscrição para um atêlier de pintura ia ser um sucesso.

2. Eventos, atividades e passeios. Uma peça de teatro, um musical, um super show, ir assistir um jogo de futebol especial... No ano passado a Maria ganhou de uma amiga minha uma ida ao cinema e ela amou. Minha amiga veio pegá-la em casa, Maria escolheu o filme e depois ainda foram jantar juntas. Foi uma tarde inteira dedicada à ela, ela sempre lembra com carinho do dia que foi no cinema com a Tia Fátima. Se minha amiga tivesse presenteado com um brinquedo, a não ser que fosse um daqueles brinquedos realmente especiais, é muito provável que ele já estivesse esquecido em algum canto do quarto.

3. Uma poupança ou um cofrinho. Minha sogra não costuma dar coisas muito caras para as crianças, mas todo mês ela coloca um dinheirinho para as crianças numa conta poupança que ela abriu quando eles nasceram. Tenho certeza de que eles serão extremamente gratos a ela no dia que precisarem de um capital extra para ajudar a realizar algum sonho da juventude. Algo mais palpável para os pequenos é o bom e velho cofrinho. Gael tem um que minha mãe deu, e temos um acordo que qualquer dinheiro que ele acha solto pela casa pode ir pro cofrinho. (Sinceramente foi uma ideia genial da minha parte, já que graças ao direito de se apropriar do dinheiro alheio, ele deixou de colocar moedas na boca, para guardar no porquinho.)

4. Vales. Essa ideia é muito boa e não é minha, li aqui. Aqui você faz um envelope cheio de "vales", para a criança escolher para usar quando quiser. Tipo "vale - direito a decidir o filme", "vale - ficar acordado meia hora a mais do que o normal", "vale - sente agora e leia um livro comigo", "vale - eu escolho o restaurante", "vale 5 idas ao cinema com o vovô". Acho que aqui vale à pena fazer algo bem incrementado para o vale ficar com uma cara bem chique mesmo.

5. Livro de receitas e ingredientes. Tantas crianças gostam de cozinhar! Que tal dar um livro de receitas bacana, comprar os ingredientes e marcar uma data para vocês fazerem uma comida especial? Aqui em casa outro dia fizemos biscoitos de Natal, não foi presente, mas foi super legal.

6. Tarde de artesanato. Meus filhos amam fazer "artesanato", eles tem uma gaveta de sucata e montam várias coisas, um brinquedo sensacional que o Gael fez para ele mesmo foi a máscara de bombeiro/mergulho).  A maioria das vezes, eles brincam sozinhos. Mas é claro que eles amam se eu me junto a eles. No mesmo estilo das receitas, tenho certeza que se eu marcasse uma tarde inteira - sem interrupções - para a gente produzir, eles iam amar.  Talvez comprar um livro que ensine a fazer algo legal... tricot para crianças?!  O Pinterest está cheio de ideias sensacionais. Pode parecer bobagem, mas me diga a verdade, o que é mais fácil: entrar numa loja e comprar um brinquedo ou uma tarde memorável pintando o sete com a mamãe?

7. Carterinhas de clubes e inscrições. Aqui na Europa tem tantos museus, clubes, parques, fazendinhas, lugares que as crianças adoram ir e nos quais é possível fazer um inscrição anual. Por exemplo, as crianças amam uma piscina pública que tem aqui ao lado de casa. Não é caro, mas como a gente paga a taxa normal cada vez que vai, acabamos deixando para ir quando podemos ficar bastante. Com um cartão anual, a gente poderia ir só para uma horinha, de vez em quando, sem dor na consciência.

8.  Roupas especiais. Tá certo, o básico todo mundo já tem, mas aquela camiseta do time do coração ou o vestido de festa que você odiou mas a sua filha amou.... 

9. Livros. Livros não precisa dizer nada, são sempre uma boa ideia e já que é presente, capricha :-)

10. Algum projeto faça você mesmo. Um casal de amigos nossos deu de presente de aniversário para o filho de 5 anos uma casa da árvore, só que não foi uma casa encomendada. Eles literalmente planejaram e construíram tudo juntos por vários finais de semana desse verão. Preciso contar que o filho deles ficou alucinado com o presente? Outro dia vi também esse projeto aqui e fiquei com muita vontade de fazer para as crianças algo parecido. Eles usaram um beliche baratinho do Ikea para construir um refúgio-cabana para a filha. A gente não tem jardim, mas o quarto das crianças é bem espaçoso, deu vontade... Claro que nem todo mundo pode (e quer) ser meter em uma empreitada gigante dessas, mas será que tem alguma coisa que vocês poderia construir juntos? Casinha de bonecas, carrinho de lata? Seu presente seria além do material, dedicação, atenção e tempo... O que mais pode querer uma criança?

11. Uma viagem de final de semana. Eles decidem: escolhem o roteiro, as atividades, palpitam no hotel, no meio de transporte... 

 

Camila Furtado mora na Alemanha e é mãe da Maria e do Gael. Depois de muita evolução interna, as crianças só ganham presentes grandes no Natal e no aniversário, e ela sabe que não pode chegar no Natal com um carnê de vales, mas vai dar a ideia para o vovô Artur, que vai tirar férias com as crianças agora no verão.  

Você pode gostar de ler: Vou jogar metade da minha casa fora e viver melhor 

Vamos falar sobre amigos

Vamos falar sobre amigos

Tarja Branca - imperdível!

Tarja Branca - imperdível!