Para ativar corpo e mente

Para ativar corpo e mente

Você não tem tempo para nada, mas mesmo assim quer fazer alguma coisa pelo corpitcho pós-maternidade e por essa cabeça cheia de preocupações e ansiedades. Bom, querida leitora, aqui vão duas dicas bem legais. São dois aplicativos para iPad ou celular em que você pode se exercitar e meditar em qualquer lugar, a qualquer hora e em pouco tempo. Claro que não existe milagre nem em um caso nem em outro, e o ideal seria ter tempo para cuidar da gente como merecemos. Mas não ter as condições perfeitas para iniciar nossos projetos pessoais, não pode ser um desculpa para tudo, se não nada acontece! Sendo assim, enquanto você ainda não pode fazer o sonhado retiro espiritual na Índia ou se inscrever na academia mais legal do bairro, faça justiça com as próprias mãos.

O primeiro aplicativo é o 7-Minute Workout, uma série de exercícios, que como o nome mesmo explica, tem duração de 7 minutos. A série é baseada em um artigo científico que aponta evidências sobre os benefícios de exercícios fisícos intensos e intervalados. Os autores defendem que uma série puxada de exercícios, mesmo que de curta duração, pode trazer quase todos os beneficíos que exercícios de longa duração, como corrida por exemplo.  O aplicativo funciona passando uma sequência de 12 exercícios físicos de alta intensidade, de apenas 30 segundos. Para se exercitar você só precisa de uma cadeira, uma parede e o peso do seu próprio corpo, ou seja: dá para fazer praticamente em qualquer lugar. Neste link, você confere um artigo do NYT que popularizou o programa e aqui outro artigo no Huff Post com a visão de quem experimentou.  Eu já fiz algumas vezes - adoro uma novidade - mas não sei mesmo dizer quais são os resultados a longo prazo, o que eu posso garantir é que dá a maior levantada no astral. Depois dos 7 minutos de tortura, você percebe que deu uma super chacolejada no corpo e se sente revigorado. 

A segunda dica devo a minha amiga Graziela, que já me trouxe tanta inspiração para o blog e para vida. O aplicativo chama-se Headspace e, incialmente, convida os usuários para 10 sessões de meditação com duração de dez minutos. A meditação é conduzida por um ex-monge budista, Andy Puddicombe, de uma maneira muito bacana. Para quem já está em um nível avançado na prática da meditação, talvez não faça muito sentido. Para pessoas como eu, contudo, que estão há tempos namorando uma mente mais tranquila e focada, e não sabem muito bem por onde começar, é tudo de bom. Primeiro porque é bem feito, nada a ver com uma daquelas gravações cafonas de relaxamento e meditação que andam por aí. E depois são apenas 10 minutos! Se organizando, até nós mães, conseguimos 10 minutos.  Impressionante a diferença que faz parar de verdade, mesmo que um pouquinho. Não riam de mim, mas tenho feito a meditação antes de pegar as crianças no jardim de infância, e juro, tenho chegado por lá em outro clima.  Antes de fazer a primeira sessão, os usuários devem assistir três animações curtas (abaixo) que explicam como e porque esses 10 minutinhos podem fazer a maior diferença. As animações são muito interessantes. Neste artigos do NYT e do The Guardian você pode ler sobre o programa de Andy, que segundo muitos está fazendo pela meditação o que o Jaime Olivier fez pela comida. Voilá!

Sobre o que acontece lá em casa...

Sobre o que acontece lá em casa...

As nannies de Nova York

As nannies de Nova York