Meu brinquedo favorito

Meu brinquedo favorito

Orly - Brownsville, Texas

Orly - Brownsville, Texas

Há quatro anos, o fotógrafo italiano Gabriele Galimberti tem aproveitado suas viagens a trabalho pelo mundo para fotografar crianças entre 3 e 6 anos e seus brinquedos favoritos. A idéia partiu das fotos que ele tirou, numa fazenda na Toscana, da filha de um casal de amigos. Ele adorou o resultado da imagem de Alessia, que alimentava as vacas da fazenda usando seus brinquedinhos.

Gabriele não tem filhos mas garante que é enriquecedor o contato com as crianças. Às vezes ele passa um dia inteiro com elas, que são filhos de amigos ou crianças contactadas por quem o hospeda nas suas andanças. Geralmente ele sempre prefere fotografar nos lugares em que os pequenos brincam a maior parte do tempo. 

Ele se surpreendeu com que achou pelo caminho: "Tirando os games de computador, encontrei muitos brinquedos que existiam na minha infância. Não mudou muita coisa em 30 anos e fiquei feliz com isso", explica o fotógrafo.

É muito interessante analisar os diferentes tipos de infância por meio dos brinquedos que estão nas fotos. Em cada canto do planeta, Gabriele tem colecionado histórias interessantes. Uma das que mais o emocionou foi a foto que ele tirou em Zambia, na África. Numa vila bem pobre no norte do país, estava difícil arranjar alguma criança que tivesse algum brinquedo, elas não tinham sequer eletricidade ou água potável. E eis que ele encontrou Maudy brincando com uma coleção de óculos. E a mãe explicou que ela tinha achado a caixa de óculos na estrada, provavelmente caída de algum caminhão. 

Por email, ele nos conta que está trabalhando num projeto no Rio de Janeiro e em São Paulo. Olha que mundo pequeno? O fotógrafo está justamente no Brasil, pela quinta vez! E diz que quem se interessar em fazer parte do seu novo projeto de trabalho, pode contactá-lo pela página dele no Facebook. Aqui estão alguns dos cliques dele por aí... uma verdadeira excursão pelo mundo infantil!

 

As famílias em volta das cerejeiras

As famílias em volta das cerejeiras

As respostas das crianças sobre o amor

As respostas das crianças sobre o amor