Nunca chore na frente da sua filha

Nunca chore na frente da sua filha

Minha mãe é uma mulher forte, decidida. Nunca teve a vida fácil e nunca se abateu. Eu a admiro demais. Ela não é daquelas mulheres super afetuosas, mas sempre esteve do meu lado quando precisei. Tentou passar o melhor dela para mim, se esforçou para fazer de mim uma pessoa legal.

Eu sou mãe solteira. Minha filha tem cinco anos e é fruto de uma relação fugaz. Temos muito pouco contato com o pai dela, que mora em outro país. Essa foi mais uma situação da minha vida que pude contar com a minha mãe. Ela não trabalha mais, então me ajuda pra caramba com a minha filha, para que eu possa trabalhar e fazer minhas coisas. Fui mãe muito nova e foi bom ter minha mãe perto de mim, não só pelo apoio logístico, mas também porque eu era muito imatura, muito despreparada, e era bom ter alguém ali que me chamasse para minha nova realidade, que me fizesse abrir os olhos para algumas coisas. Sabe como é mãe, né? Elas sempre têm mil conselhos, sei que muita gente se irrita com isso, mas para mim na verdade é legal ter minha mãe palpitando. Na maioria das vezes eu super concordo com as coisas que ela diz.

Uma das coisas que a minha mãe me disse foi para não chorar na frente da minha filha. "Ela tem que ter o exemplo de uma mulher forte. Não deixe ela perceber se você perder o controle". Na verdade, eu sempre achei isso meio exagerado. Mas também, não tinha muita importância. Afinal, apesar de eu ter lá minhas dificuldades, minha vida não é nenhuma tragédia grega, eu não vivo querendo chorar.

E assim, seguindo o que minha mãe dizia, se me desse uma tristeza, uma TPM, se eu batesse o dedão do pé a porta.... eu segurava o choro.

Até que um dia, eu estava super atrasada rumo ao aeroporto com a minha filha, de táxi, num trânsito horroroso, e eu comecei a ficar nervosa, como medo de perder o vôo. Cheguei no aeroporto ofegante, puxando minha filha de um lado e segurando a mala de outro. Eu ainda tinha esperanças que ia dar tempo para pegar o vôo, então entrei na área de check-in naquela loucura.... Fui direto para o guichê e aí a mulher falou que o embarque estava encerrado.

Cara, naquele momento, encarando aquela mulher que não estava com vontade nenhuma de ajudar, comecei a sentir um nó na garganta. Saí dali, procurei um lugar um pouco mais tranquilo e aquele aperto só aumentava. Não aguentei: sentei em cima da mala e comecei a chorar. Desabar mesmo. Eu sei que existem coisas muito piores do que perder um vôo na vida, mas sei lá, eu estava cansada, estressada. Ia me dar um trabalho do caramba reagendar o vôo e me deu vontade de chorar. Chorar muito, para tirar aquela angústia do peito. E aí eu fiquei lá sentada na mala, com a minha filha do lado, com as mãos no rosto chorando como uma criança.

E na verdade, essa foi uma das cenas mais lindas da maternidade que eu já vivi. Minha filha não falou nada, ficou pertinho de mim, fazendo carinho no meu cabelo, o bracinho nas minhas costas. Ficou quietinha, esperando eu terminar de chorar. Depois de uns 15 minutos, eu me recompus, levantei e sugeri que a gente fosse tomar um sorvete para aliviar o ocorrido. Nem tocamos no assunto, curtimos com gosto cada colherada, e depois fomos resolver a história do vôo.

Nesse dia, minha filha aprendeu uma coisa muito importante sobre mim: eu sou humana, de carne e osso. Sou mãe, mas não tenho sangue de barata. Tenho limites, tenho frustações e tristezas, e não há mal nenhum nisso, a vida às vezes é assim. E eu aprendi algo muito importante sobre a minha filha, ela é tão forte como eu e a minha mãe. E de alguma maneira, talvez intuitivamente mesmo, ela entenda muito bem que até quem é forte de vez em quando fraqueja.

 

Esse texto foi escrito a partir de um email que recebemos para a coluna Mães Anônimas. Se você também tem uma história para contar veja aqui como participar.

5 coisas para pensar antes de entupir o quarto do seu filho de brinquedos

5 coisas para pensar antes de entupir o quarto do seu filho de brinquedos

No dicionário de pais e filhos TEMPO significa AMOR

No dicionário de pais e filhos TEMPO significa AMOR