Como as escolas acabam com a criatividade das crianças

Como as escolas acabam com a criatividade das crianças

Sei que estou atrasadíssima, a palestra é de 2006, mas que eu posso fazer se só assisti ontem?  Desde que eu terminei a escola, nunca mais pensei sobre esse assunto. Mas daqui a um ano, minha primogênita  ingressa na vida escolar mesmo. E como a época de decisões está chegando, tenho tentando me informar um pouco mais para escolher - dentro das nossas possibilidades - uma escola que a gente acredite que vá ser boa para nossa filha.

Na minha busca de informação me deparei com a palestra do educador Ken Robinson para o TED, que é até agora a apresentação mais visualizada da história da organização. As piadinhas não são lá muito nosso estilo de humor, mas releve e se concentre no que ele tem a dizer.  Robinson argumenta que o sistema tradicional de educação está acabando com a criatividade nata das crianças e não as prepara para o futuro. Aliás, que futuro é esse? Na atual velocidade das coisas o mundo de amanhã está cada vez mais imprevisível. E por isso que é super importante manter a criatividade viva nas crianças. Segundo o educador todos nós nascemos com algum tipo de criatividade e o sistema deveria em vez de querer nos "enquadrar" ser formulado para nós fazer florescer. (Atenção mamães com filhos super ativos - assistam - vão se sentir super compreendidas!)

Eu também adorei essa palestra porque refletiu muito na minha experiência pessoal.  Eu sempre fui super mal na escola - com exceção de história e português - e quando finalmente eu me livrei da escola e tinha que escolher uma faculdade eu não tinha noção de para que eu servia. Acabei me enveredando pelo mundo corporativo mas nunca foi uma coisa que eu super me encaxei.  Pôxa, será que eu não teria me realizado mais se eu tivesse tido mais chances de me conhecer melhor? De testar meus talentos? Eu vejo tanta gente da minha idade fazendo coisas que odeiam.... E o pior, a maioria das pessoas insatisfeitas da nossa geração não tem ideia do que poderiam estar fazendo.

Não vamos deixar nossos filhos desperdiçarem as habilidades deles! ;-)

No site do TED você consegue assistir essa palestra com legendas em portugus ou inglês.



Coisas que você não pode fazer se você não é um "toddler"

Coisas que você não pode fazer se você não é um "toddler"

O que é legal em ter o segundo logo depois do primeiro

O que é legal em ter o segundo logo depois do primeiro