Como se apaixonar por qualquer pessoa

Como se apaixonar por qualquer pessoa

Segundo o psicólogo nova iorquino Arthur Aron é possível se apaixonar por qualquer pessoa. Bom, pelo menos qualquer pessoa com a qual você decida conscientemente criar conexão interpessoal e intimidade. 

Para provar seu ponto, Aron fez a seguinte experiência: pegou um homem e uma mulher, que nunca haviam se visto antes, e os fez responder 36 perguntas pessoais. As perguntas eram divididas em três partes, e iam ficando cada vez mais íntimas. Depois de responder ao questionário os dois estranhos deveriam se olhar nos olhos durante 4 minutos. Resultado: 6 meses depois eles estavam casados. 

Anos mais tarde, a professora de literatura Mandy Le Catron resolveu testar a experiência de Aron com um conhecido da faculdade. Eles foram para um bar, procuram as perguntas no Google, responderam e no final se olharam nos olhos por 4 minutos. Le Catron escreveu para a coluna Modern Love do New York Time sobre a experiência.  

"Como o nível de vulnerabilidade foi aumentando gradativamente, eu não notei que nós estávamos entrando em um território de intimidade. Esse é um processo que normalmente pode levar semanas ou meses. Eu gostei de aprender sobre mim mesma através das minhas respostas, mas eu gostei muito mais de escutar as respostas dele."

A professora conta, contudo,  que os momentos mais constrangedores não foram aqueles em que ela teve que revelar coisas íntimas sobre si mesma, e sim quando as perguntas a encorajavam a dar sua opinião sobre o parceiro. Como por exemplo na pergunta 22, "De forma alternada (uma vez o parceiro, uma vez você), diga cinco coisas que você considera como sendo características positivas no outro".  E completou: "É incrível escutar o que os outros admiram na gente, eu não sei porque não elogiamos as pessoas com mais frequência."

Le Catron e o seu parceiro no teste também se apaixonaram. Ela diz que provavelmente eles teriam se apaixonado sem responder as perguntas. Mas o fato de haver as respondido, os fez sentir que entrar no relacionamento foi uma escolha consciente dos dois e que passaram semanas desfrutando da atmosfera de intimidade criada entre eles. 

As perguntas foram desenvolvidas para fazer os parceiros se abrirem um com o outro e se sentirem próximos. O mais interessante desse estudo, contudo, é tentar ver o amor não como algo que acontece por obra do destino. E sim, algo que nós podemos deliberadamente escolher viver. Amamos quando fazemos um esforço para conhecer e compreender uma pessoa e deixamos essa pessoa entrar na nossa intimidade também. 

E por que queridas leitoras, estamos escrevendo sobre isso em um blog de mães? Bom, primeiro, porque é difícil resistir a uma boa história. Depois, porque com certeza existem mamães separadas ou solteiras buscando um caminho novo para o amor e vai que estejam precisando de uma forcinha. E finalmente, porque quem está casada sabe muito bem que não é fácil manter o amor  com a vida corrida que levamos. E se experiência de Arthur Aron ajudou Le Mandy e seu parceiro a se apaixonarem, quem sabe ela também não pode ajudar casais que estão juntos há muito tempo a se apaixonarem de novo? 

Não podemos dizer se isso vai dar certo ou não, e talvez você se sinta tão apaixonada pelo seu marido como no dia que se casaram, e nem precisam de uma negócio desses. Mas com certeza vai ser bem divertido abrir uma garrafa de vinho e responder essas perguntas com o maridão. :-)

Com vocês, as 36 perguntas que estão sacudindo o mundo do amor na internet. 

Parte 1

1. Pense em qualquer pessoa no mundo, com quem você gostaria de jantar?

2. Você gostaria de ser famoso? Como?

3. Antes de fazer uma ligação telefônica, você ensaia o que vai dizer? Por quê?

4. O que é um dia "perfeito" para você?

5. Quando foi a última vez que você cantou para si mesmo? E para outra pessoa?

6. Se você fosse capaz de viver até os 90 anos de idade ou de manter o corpo e mente dos 30 anos pelos próximos 60, o que preferiria?

7. Você tem um palpite sobre como vai morrer?

8. Diga três coisas que nós dois parecemos ter em comum.

9. Pelo que você se sente mais grato na vida?

10. Se você pudesse mudar alguma coisa sobre a maneira como foi criado pelos seus pais, o que seria?

11. Em quatro minutos, conte sua vida com o máximo de detalhes possível.

12. Se você pudesse acordar amanhã com qualquer qualidade ou talento novo, o que seria?

 

Parte 2

13. Se um vidente pudesse revelar algo sobre você, sua vida, seu futuro ou qualquer outra coisa, o que você gostaria de saber?

14. Existe alguma coisa que você sempre sonhou em fazer? Por que você não fez?

15. Qual é a maior realização da sua vida?

16. O que você mais valoriza em uma amizade?

17. Qual é a sua memória mais querida?

18. Qual é a sua memória mais terrível?

19. Se você sabia que em um ano você iria morrer de repente, você mudaria alguma coisa sobre a maneira pela qual você está vivendo agora? Por quê?

20. O que significa amizade para você?

21. Quais os papéis que o amor e o afeto exercem na sua vida?

22.  De forma alternada, compartilhe cinco coisas que você considera como sendo características positivas do parceiro.

23. Quão próxima e amorosa é a sua família? Você sente que sua infância foi mais feliz do que a da maioria das outras pessoas?

24. Como é o seu relacionamento com sua mãe?

 

Parte 3

25. Diga três afirmações verdadeiras sobre vocês. Exemplo: "Nós estamos nesta sala sentindo ... "

26. Complete a frase: "Eu gostaria de ter alguém com quem eu pudesse compartilhar... "

27. Se vocês se tornarem grandes amigos, o que seria importante que cada um soubesse?

28. Diga o que você mais gostou nele, mas seja muito honesta desta vez. Diga o que você jamais diria a alguém que acabou de conhecer.

29. Compartilhe com seu parceiro um momento constrangedor da sua vida.

30. Quando foi a última vez que você chorou na frente de outra pessoa? E sozinho?

31. Diga imediatamente ao seu parceiro algo que te atrai nele.

32. O que é muito sério para virar piada?

33. Se você fosse morrer esta noite sem a chance de se comunicar com ninguém, o que você mais se arrependeria de não ter dito a alguém? Por que você não disse ainda?

34. Sua casa, pega fogo com tudo dentro. Depois de salvar seus entes queridos e animais de estimação, você tem tempo para fazer, com segurança, uma última entrada para salvar um item. O que seria? Por quê?

35. De todos os seus familiares, qual falecimento seria mais terrível? Por quê?

36. Compartilhe um problema pessoal e peça um conselho sobre como ele lidaria com isso. Depois, peça para que ele reflita e diga o que ele acha que você esta sentindo em relação ao problema mencionado.

IMPORTANTE: Não esquecer dos 4 minutos olhando um nos olhos do outro!

 

Eu quis muito mas não consegui amamentar meu filho

Eu quis muito mas não consegui amamentar meu filho

O banho de uma mãe: missão (quase) impossível!

O banho de uma mãe: missão (quase) impossível!