Dicas de como vestir as crianças quentinhas no inverno

Dicas de como vestir as crianças quentinhas no inverno

O inverno no hemisfério norte está já batendo na nossa porta e, atendendo à pedidos, tentamos reunir algumas dicas de como encapotar as crianças para que ninguém passe frio. Antes de começar: essa lista está longe de ser exaustiva. Escrevemos apenas o que recebemos de dicas das leitoras na página do Facebook e um pouco da nossa experiência pessoal, que difere muito já que na Alemanha o inverno é bem mais leve comparado com o de Washington.  Então, se você tem uma super dica que não pode ficar de fora, por favor escreva nos comentários, e se for necessário a gente vai atualizando o post com as dicas novas.

Num ponto acreditamos que todo mundo concorda, o segredo do inverno é vestir em camadas. O ar entre as camadas fica quentinho e se houver necessidade dá para ir descascando a "cebola" ao entrar em ambientes mais quentes.

Para ficar mais fácil, aqui vão os macetes por camadas: 

Camada 1

A primeira camada é o que vem perto da pele: blusa de manga comprida normal ou térmica,  calças térmicas fininhas (as ceroulas de antigamente), meia calça ou meia grossa de inverno. Cuidado ao usar algodão como primeira camada, se a criança for pular muito ou fazer atividade física, o algodão pode ser um problema porque ele absorve o suor. Materiais sintéticos absorvem menos e conseguem manter o corpo quente mesmo molhado. Esse link explica melhor.

Camada 2

A segunda camada são os pulóveres, sweaters, blusas, casaquinhos de fleece  (fleece, por sinal foi indicado por várias leitoras) e as calças. Tem criança que encrenca para colocar meia calça por baixo da calça - o que convenhamos dá para entender! Se este for o caso do seu pequeno, procure calças forradas, jeans com flanela por dentro não é difícil de achar.

Camada 3 

A terceira camada deve proteger da chuva, da neve e bloquear o vento. Aqui estamos falando das jaquetas, e se necessário, calças impermeáveis.  Para crianças de até mais ou menos oito anos: os macacões de corpo inteiro impermeáveis são muito usados para brincar ao ar livre e principalmente na neve.

Para brincar em lugares não muito frios, mas molhados como o Reino Unido, uma leitora indicou essa marca de macacãozinho:  https:www.muddypuddles.com . Alguém aí pode indicar uma marca de qualidade e bom preço para neve?

Acessórios: 

- Meias: importante!!! Há quem diga que pé depois que esfria só esquenta de novo com um banho de água quente. Use meias de lã ou meias térmicas. Uma leitora indicou a marca Smartwool ("caras mais valem o investimento")

- Luvas: para crianças pequenas luvas de dedinhos vão fazer qualquer mãe enlouquecer, colocar cada dedinho dentro da luva cada hora que sair é um terror. Melhor são aquelas só com dedão. Luva de lã para criança que quer brincar com a neve não serve, tem que ser impermeável. 

- Botas: as botas de chuva simples não são apropriadas para o frio, a não ser que sejam forradas. Para suportar muito frio elas devem ser acolchoadas por dentro. Aqui é preciso sempre experimentar bastante, já que o tamanho certo das botas forradas pode ser até dois números maior que o tamanho regular da criança. Botas e sapatos com Gore-tex são uma boa - o material mantém os pés secos e quentes e por ser "respirável" o pé não vira um forno se a temperatura aumenta.

Custou 5 euros na H&M há 2 invernos, e até hoje é um hit aqui em casa

Custou 5 euros na H&M há 2 invernos, e até hoje é um hit aqui em casa

- Cachecol: criança pequena pode ficar bonitinha com cachecol mas eles não são muito práticos... Uma excelente alternativa é aquele"cachecol gola", alguns pode ser inclusive usado por dentro das jaquetas, como por exemplo, este da foto. Muitos casacos tem um zíper que cobre até o pescoço, dispensando os cachecóis.

- Gorros: É preciso ficar atento aos gorros. Alguns são lindos mas ineficientes pois as orelhas ficam de fora. Os melhores gorros para os pequenos são aqueles estilo "aviador" que cobrem as orelhinhas.

Dicas gerais:

- Roupa boa de inverno costuma ser cara. Para os adultos vale à pena fazer um investimento para vida e comprar alguma coisa super high-tech, que você vai usar por muito tempo. Para as crianças, que a cada ano que passa perdem roupa, é mais difícil, mas se você vive em um lugar onde o inverno é muito rigoroso e longo, vai ter que desembolsar uma grana (às vezes um único bom casaco aguenta um inverno inteiro) e/ou arrumar boas alternativas. Uma alternativa é comprar de segunda mão, o timming certo e muita paciência para procurar são importantes! Outra dica é comprar nas promoções de inverno deste ano para ser usado no inverno seguinte. Dá para comprar muita coisa boa mesmo pela metade do preço. Além disso, existem marcas de qualidade, que não são as top do mercado, mas que no quesito preço dá para encarar. Algumas dicas das leitoras de marcas boas e não tão caras:  LLBean, Lands End, Lego Wear. (Alguém pode indicar mais marcas boas e com preços bons?). E, claro, se você quiser (e puder!) pagar uma fortuna, então pode ir de Patagonia ou The North Face que vai ficar todo mundo quentinho.

- Jaquetas com penas de ganso são leves e quentes, mas tem que investigar bem para depois não ficar usando seu casado com a maior dor na consciência: por trás destas jaquetas pode haver um enorme sofrimento dos bichinhos. Bons substitutos para penas de ganso são materiais como: PrimaLoft, Thinsulate oder Thermolite. 

- Hoje em dia estar aquecido não significa mais ficar parecendo um "saco de batatas". Materiais moderno, como os citados acima, são finos e suportam baixas temperaturas. Geralmente, na etiqueta ou na descrição do produto na internet,  existe a temperatura máxima que o casaco suporta. Se você ver o nome de um desses tecidos "modernex" e não tiver ideia do que significa: google! Para quem até pouco tempo vivia no país do verão sem fim, isso tudo é novidade, mas existe muita tecnologia nova por aí  e a gente precisa estar informada para ganhar a guerra contra o frio.

- E por fim... cuidado para não colocar roupa demais e conseguir o efeito contrário: fazer com que a criança fique molhada de suor por baixo.

Boa sorte e bom inverno para todos nós do hemisfério norte! 

 

Agradecemos as nossas leitoras que nos ajudaram com este post e que nos ensinaram várias coisas: Marisa, Tati, Melanie, Juana, Carolina, Poliana, Ana Carolina, Elena, Anja e Tania. Obrigada, meninas!

Mães: tenham um pouquinho mais de paciência comigo que ainda não sou mãe

Mães: tenham um pouquinho mais de paciência comigo que ainda não sou mãe

A invasão das abóboras

A invasão das abóboras