5 ótimas razões para não tentar ser uma mãe perfeita

5 ótimas razões para não tentar ser uma mãe perfeita

Para aqueles momentos de insanidade total, nos quais você acha que vai dar conta de tudo mesmo. 

1. As crianças não precisam de perfeição. Elas preferem ter certeza que convivem com humanos. Pessoas que erram, que pedem desculpas, que riem na hora errada, que tem defeitos e que seguem em frente, tentando fazer o seu melhor, mesmo sendo imperfeitas.

2. Pense na sua infância. Quais casas eram as mais legais de visitar? Aquelas casas perfeitas que pareciam um museu de tão arrumadas, onde você não podia tocar em nada ou aquelas onde tinham brinquedos espalhados, onde se podia até comer bolo de chocolate no meio da tarde? Nenhuma criança vai lembrar no futuro de como era bom ter uma casa constantemente impecável, e sim de como era divertido estar naquela casa. 

3. Tentar atingir a perfeição em tudo, é um enorme gasto de energia. Se você passar muito tempo tentando ser perfeita, vai acabar com menos energia para curtir a maternidade. Você precisa manter sua sanidade mental para ter pique para fazer coisas muito importantes como como brincar, ficar juntinho, conversar, rir de besterias….

4. Tentar ser perfeita pode causar o maior desequilíbrio na sua vida. Não dá para vencer sempre em todos os fronts, e se você se concentrar demais no “front” maternidade, vai acabar deixando de lado outros aspectos que também são importantes, como trabalho, casamento, vida social e até saúde.

5. A perfeição estressa a sua família. Imagina que chato viver com uma pessoa que nunca acha que está bom o suficiente? Que está constantemente em vigília para que as coisas saiam exatamente como deve sair? Que vive apontando erros seus e nos outros?  

E por fim, o mais importante de tudo: perfeição não existe. Então para que gastar tempo tentando atingir o inatingível? Pense em termos de progresso, em evoluir como mãe e como ser humano sempre mas desencane desta ideia de acertar todas. Pense em ser uma mãe maravilhosa, mas não uma mãe ideal, perfeita, imaculada. Erros acontecem e sempre irão acontecer, e não vale à pena ficar remoendo tudo que podia ou deveria ter sido.

Tente ser, acima de tudo, uma mãe generosa - com você mesma. 

Mães felizes colocam os filhos para dormir cedo

Mães felizes colocam os filhos para dormir cedo

Mães: tenham um pouquinho mais de paciência comigo que ainda não sou mãe

Mães: tenham um pouquinho mais de paciência comigo que ainda não sou mãe