25 ideias originais de presente para crianças

25 ideias originais de presente para crianças

Nós já falamos mais de uma vez aqui no blog como sobre a pilha de brinquedos esquecidos e amontados no quarto das crianças. Mas é Natal e a gente quer ver a carinha de felicidade das crianças ganhando presente de qualquer jeito! Pois aqui vai uma lista com 30 alternativas de presentes que não são exatamente brinquedos mas que eles vão AMAR! 

Presentes para colocar a mão na massa:

Kit com utensílios de cozinha - Uma balança para os ingredientes, um avental, umas forminhas de bolo ou biscoito, colher de pau e um livro de receitas. Mostre para os seus pequenos que você confia totalmente no talento culinário deles!

Equipamento de jardinagem - Mora em casa ou tem uma varanda que cabe uma hortinha? Então hora de suprir seu jardineiro com pá, ancinho, luvas e claro... uma sementes que cresçam rápido de preferência.

Um pé de alguma árvore frutífera - Para cuidar, ver crescer e colher frutos, lógico! Imagina daqui a alguns anos... que luxo ter uma árvore para chamar de sua.

Lanterna com dínamo - É fascinante para as crianças ver que a luz se acende com a energia gerada por eles mesmos.

4c85bfe6-1a62-4633-9e23-8b7bbcbcfb9d.jpg

Em inglês chama "cress seed" -  Nada mais do que umas plantinhas aromáticas que crescem rápido e são perfeitas para dar uma de cabelo... Mas qualquer sementinha que cresça rápido (e para cima) tem potencial para virar cabelo. O presente são as sementinhas, e lógico a companhia na hora de montar um jardim de cabelos com cascas de ovos (!!!).

Uma cestinha com todos os ingredientes para fazer alguma coisa deliciosa. Você pode montar o kit, ou comprar pronto... Olha, esse aqui que a gente achou na internet. Já vem tudo em um pote só, precisa apenas adicionar ovos, manteiga e misturar muito - coisa que criança adora fazer. 

Polidor de pedras - Ah essa ideia é muito boa! Nem sabia que existia isso, mas acho que vou comprar para o meu filho - que AMA colecionar pedras. Pelo que eu entendi - por favor procurem no google para mais detalhes - o polidor transforma pedras brutas em pedras polidas e brilhosas que parecem semi preciosas. 

Binóculos - Super presente para detetives e curiosos em geral!

Microscópio - Para os mini pesquisadores de plantão, que vão poder investigar a estrutura das coisas mais diversas possíveis, de pedacinhos de cebola à fio de cabelo.... Quem sabe assim a gente consegue convencê-los, de que sim, bactérias existem!!!

Um caixa para observação de insetos - Nada de matar - nem congelar -  o negócio aqui é capturar, observar e soltar de volta na natureza. Meus filhos têm um que foi muito usado no última primavera para a observação de joaninhas. 

Kit para tricotar ou costurar - É para os maiorzinhos, mas aqui em casa o kit de costura da vovó fez sucesso com a minha filha Maria de 6 anos, ela se sentiu super mocinha de poder manusear uma agulha. Na foto um kit tricot fofo que tem aqui na Alemanha. 

Kit com essências e materiais para fazer perfumes, sabonetes e sais de banho - Talvez um pouco mais chatinho de achar pronto (achei um em um site de Portugal), mas se você achar que vale à pena pode ir em uma loja especializada e montar um. É um maneira bem legal de aprender um pouquinho sobre química.

 

Para soltar a criatividade que eles tem dentro deles

Argila - Um presente que vai gerar muitos outros. Prepara-se para os potes & cia que vão brotar da argila. Nada como criar, esperar secar e pintar a própria produção. Abra um plástico grande em cima de uma mesa, coloque um poquinho de água para umidecer e deixe os pequenos soltarem a criatividade.

Kit pintura - Você mesmo pode montar, vá em uma loja especializada e procure cavalete para crianças, telas, pincéis e tinta acrílica não tóxica. Vai ser hit total. 

Kit artesanato - Você pode montar ou comprar pronto. Basicamente é uma caixa com coisas maravilhosas para eles soltarem a criatividade deles nas colagens,  desenhos, construções e invenções de todos os tipos. Comprei uma faz um tempo que vinha com penas, olhinhos, pom pom, purpurina (medo! passei duas semanas brilhando), pedacinhos de pano.... As crianças amam! Olhem aqui ao lado a última invenção do Gael. A cabeça é a buzinha velha da bicleta, os braços são caixa de ovo e o corpo garrafa, o resto ele incrementou usando o kit. 

Canetas para pintar porcelana - Comprei um estojo para a Maria fazer umas xícaras personalizadas de presente de despedida para as professoras do jardim de infância. Ela usou porcelanas brancas do Ikea (baratex!) e mandou bala. As xícaras ficaram lindas com os desenhos dela. 

Uma caixa de papelão! - Calma, não pirei. Uma caixa tão grande que dê para virar casa! Você pode providenciar todo o material necessário para ajudar na construção. Na foto abaixo você vê a casa de papelão prontinha, mas se não quiser comprar é só arrumar uma bem grande. Dê uma incrementada no presente com tintas, "ferramentas" e tudo mais que eles possam precisar para construir o próprio lar. 

Essa caixa é da www.ludiks.com.br

Um baú de fantasias e acessórios malucos  - Providencie um baú bem lindão e encha de fantasias, roupas e apretechos para as crianças terem seu próprio departamento de moda e estilo. Você pode comprar algumas coisas - obviamente não vai encher um baú com fantasias Disney que custam os olhos da cara -  mas muita coisa usada pode servir para fantasias. Aquelas colares e pulseiras que ficaram muito cafonas, vestidos e lenços que hoje você não usaria nem morta... Todo mundo que ainda não passou pelo método Marie Kondo (hahahaha!) tem artigos que podem ajudar as crianças a construírem seus próprios personagens. 

Cultura & Experiências

Livros "Lost my Name" -  Livros são sempre uma ótima ideia, e esses aqui são especiais. Encomendei um para cada filho neste Natal. É uma história personalizada com as letras do nome da criança. O personagem principal da história é o seu filho, que sai em busca do seu nome que sumiu. No caso da Maria, a aventura começa com M e assim vai até chegar na última letra e ela perceber que o nome procurado era o dela. Aqui tem o vídeo para entender melhor. Está em inglês mas o livro é produzido em várias línguas (inclusive português - mas de Portugal) e o site diz que o frete é grátis para o mundo inteiro. 

 

Instrumentos musicais - Como já dizia Caetano Veloso em Tigresa "Como é bom poder tocar um instrumento..." Aproveite e dê a inscrição para um curso de presente. 

Um álbum de fotos - Quando entrou na primeira série do primário, uma grande evento aqui na Alemanha, a minha filha ganhou um álbum de fotos daqueles impressos com a história da vida dela desde do nascimento até os 6 anos de idade. Passe mil noites dormindo mais tarde para fazer o presente, e ainda gastei uma grana porque pedimos dois e de boa qualidade, mas valeu à pena. A Maria amou, ficou de verdade emocionada com o livro da vida dela, e é um presente para a vida. Aqui umas fotinhos dele para vocês terem uma ideia de como ficou.

Um passeio - Qual é o passeio que seu filho sonha em fazer faz tempo? Uma outra cidade, uma aventura em algum parque nacional? Faça um "vale passeio" incrementado! 

Vales -  Ainda na linha dos vales... você pode fazer uma caixinha cheia de "vales", para a criança escolher para usar quando quiser. Tipo "vale - direito a decidir o filme", "vale - ficar acordado meia hora a mais do que o normal", "vale - sente agora e leia um livro comigo", "vale - eu escolho o restaurante", "vale ida ao cinema com o vovô". Acho que é importante fazer algo bem caprichado para os vales ficarem com uma cara bem de presentão mesmo. Uma amiga, leitora do blog, fez os vales para o filho no Natal passado e olha como eles ficaram lindos. 

 

 

Algum projeto faça você mesmo. Um casal de amigos nossos deu de presente de aniversário para o filho de 5 anos uma casa da árvore, só que não foi uma casa encomendada. Eles literalmente planejaram e construíram tudo juntos por vários finais de semana desse verão. Preciso contar que o filho deles ficou alucinado com o presente? Outro dia vi também esse projeto aqui e fiquei com muita vontade de fazer para as crianças algo parecido. Eles usaram um beliche baratinho do Ikea para construir um refúgio-cabana para a filha. A gente não tem jardim, mas o quarto das crianças é bem espaçoso, deu vontade... Claro que nem todo mundo pode (e quer) ser meter em uma empreitada gigante dessas, mas será que tem alguma coisa que vocês poderia construir juntos? Casinha de bonecas, carrinho de lata? Seu presente seria além do material, dedicação, atenção e tempo... O que mais pode querer uma criança?

 

Camila Furtado mora na Alemanha e é mãe da Maria de 6 anos e do Gael de 4 anos. Ela está quebrando a cabeça esses dias para dar presentes que as crianças realmente usem e brinquem e não entrem para a pilha dos brinquedos esquecidos no quarto das crianças. Ela aceita sugestões :-)

As perguntas mais frequentes dos pais de crianças bilingues

As perguntas mais frequentes dos pais de crianças bilingues

O que alguém adotado gostaria que você soubesse sobre adoção

O que alguém adotado gostaria que você soubesse sobre adoção