Um banheiro que foi proibido para meninos

Um banheiro que foi proibido para meninos

Um shopping na capital de Oklahoma colocou um aviso na entrada do banheiro feminino que dizia: “por favor, meninos com idade superior a 6 anos de idade usem o banheiro masculino, obrigado".

Com a idade de 6 anos, meu filho ainda entrava sim dentro de qualquer banheiro feminino comigo. Algumas vezes, eu já recebi olhares de reprovação por estar com um menino dentro do banheiro. Algo pra mim surreal. Mas o que eu podia fazer? É meu filho e pronto. E ainda que ele reclamasse, “mamãe, mas esse banheiro é de mulher”, não havia outra opção. Ou por acaso, eu poderia entrar no banheiro masculino com ele?

E acho que muitas mães também pensam assim, por isso a revolta em cima desta proibição dentro do banheiro deste shopping. Pra mim e para um monte de mães, um menino de 6 anos pode não ter condições de se virar sozinho num banheiro e nem de se defender de eventuais malucos que possam estar por lá.

Hoje em dia meu filho vai ao banheiro masculino sozinho, quando estou sozinha com ele. O ideal, para mim, é o pai estar junto. Mas nem sempre isso é possível. E mesmo ele tendo 10 anos, eu sempre fico tensa dele estar sozinho num banheiro masculino, mesmo que nós já tenhamos conversado com ele sobre ele não deixar de forma nenhuma qualquer homem encostar nele e este tipo de coisa. 

É claro que o ideal, é o que já existe: banheiros para “família”. Só que infelizmente eles não estão disponíveis em todos os lugares que a gente vá. E pelo visto, também não está disponível neste shopping de Oklahoma. A mesma dificuldade passa o meu marido quando precisa levar a minha filha de 3 anos ao banheiro e não existe banheiro “família”. Como um pai faz nessas horas com uma menina? Uma única vez isso aconteceu e ele teve que quebrar as regras e usar o banheiro para deficientes físicos. 

Foto postada no Facebook pelo Oklahoma City Moms

Foto postada no Facebook pelo Oklahoma City Moms

Foi o Blog Oklahoma City Moms que compartilhou a foto da placa instalada do lado de fora do banheiro feminino de um shopping local. A discussão, na verdade uma grande reclamação, ganhou força nas redes sociais. Enfim, a direção do shopping informou que não sabe dizer quem instalou a polêmica proibição. O aviso foi retirado, mas a cobrança por “banheiros família” continua por aqui.

E pra você? Como é a ida aos banheiros públicos com os seus filhos? Há banheiros pra família nos locais que vocês frequentam?

Fabiana Santos é jornalista, mora em Washington-DC e é mãe de Felipe, de 10 anos, e Alice, de 3 anos. Ela acha que "banheiro para ir com criança" deveria ser obrigatório em qualquer lugar.

 

Um estudo diz que é errado colocar criança de castigo. E agora?

Um estudo diz que é errado colocar criança de castigo. E agora?

Eu escolhi ser mãe solteira

Eu escolhi ser mãe solteira