Folga! Coisas legais para você assistir e ler

Folga! Coisas legais para você assistir e ler

O que fazer com aqueles 5 minutos de sossego? Aqui vão algumas dicas do que andei assistindo/lendo nos últimos meses e que na minha opinião valem super à pena.

The Affair -  Super série da Showtime. Conta a história de um caso extra conjugal sob o ponto de vista do homem e da mulher. Você vê no mesmo espisódio a história sob a perspectiva dele e dela. Não fica nada cansativo, é demais. O que eu amei nessa série, é que além de mostrarem super bem as causas e as consequências de um "affair", a história é o maior suspense. Alguém morreu, mas você só descobre quem bem no final da temporada e quem matou? Nem ideia. E mesmo que você seja super bem casado, feliz, fiel e tudo mais, não tem como não entender os adúlteros. Ela, sendo feliz pela primeira vez depois de uma super tragédia, e ele, deixando de se sentir um nada, já que passou a vida inteira sem entender como podia ter casado com uma mulher tão linda, inteligente, rica, boa mãe e etc.  Tem tudo: drama, pega para capar, psicologia, mistério. Muito boa mesma! Amei!

Searching for Sugar Man - É um documentário que ganhou o Oscar em 2013. Parece que o mundo inteiro sabia dele menos eu. Aí minha amiga da Suécia - sim ela mesma - me fez jurar de pés juntos que eu ia ver. Pirei. Passei umas duas horas depois de assistir mandando Whatsapp recomendando para todos da minha família e meus amigos verem o filme. No meu trabalho, eu virei a chata que só consegue falar de Sugarman. O documentário conta a história do músico Rodriguez que nos anos 70 fez umas músicas INCRÍVEIS em Detroit e lançou um disco que foi um fiasco total. Vendeu zero no Estados Unidos. Mas de alguma forma o disco foi parar na Africa do Sul, época do Apartheid e o disco virou meio o símbolo de uma revolução cultural. O músico, que a essa altura do campeonato trabalhava como operário de construção civil, era um verdadeiro rei na Africa do Sul e não sabia. Não posso contar mais nada para não perder a graça. A história em si é incrível, e a maneira com que eles contam a história foi muito bem feita também. Se você assistir presta atenção no final do filme quando mostram a letra de "I'll slip away" (Meu verso preferido: And you can keep your symbols of success, Then I'll pursue my own happiness) Gente é tão bonito. Uma lição de vida, de fazer as coisas antes de mais nada com amor. Seja lá no que dê. 

The Rosie Project (em português: O Projeto Rosie, de Graeme Simsion) . Um livro para chorar de rir. Conta a história de Don Tillman um professor de genética que tem Síndrome de Asperger. Ele é bonitão, bem sucedido profissionalmente mas se dá muito mal com as mulheres. Ele está buscando uma mulher para casar e topa com Rosie, que é bem diferente do que ele imaginava ser a mulher ideal para ele. Don começa ajudar Rosie a buscar seu pai biológico, já que ele é professor de genética e tem conhecimentos e meios para isso, e a aventura dos dois começa. Se você ler o livro, lembra de mim na parte da festa dos médicos, onde os dois estão trabalhando no bar. Foi um pedaço do livro que eu não conseguia mais ler porque eu ria demais ao mesmo tempo. Amei!

the-girl-on-the-train.jpg

Girl on the Train (em português: Garota no Trem, de Paula Hawkins): É um livro de suspense. Eu amava ler crimes quando eu era mais nova, mas agora com a idade (e com os filhos!) estou ficando meio mole e só consigo aguentar coisas mais leves, e esse foi na medida para mim. O livro conta a história de uma mulher de uns 40 anos, alcoolotra que todo dia pega o trem para ir trabalhar em Londres, e como tem um semáforo quebrado no caminho, o trem sempre parar num determinado lugar por uns minutos onde é possível observar uma casa em especial. A protagonista já conhece super bem a rotina do casal que mora nesta casa, até que vê algo anormal e fica obcecada com o que vê e acaba se metendo numa história que não era dela, mas depois era. Enfim, quer ler um suspense muito bacana, sem muita morte, sem muito sangue? É esse, não dá parar largar o livro um minuto e dá um medinho. Gostei mais do que Gone Girl. 

10% happier - How I tamed the voice in my head, Reduced Stress without loosing my Edge and Found Self-help That actually Works - A True Story.  (em português, 10% mais feliz, Dan Harris) Esse foi um livro que também não consegui largar. O tema, meditação, me interessa e o livro é gostoso de ler. Já li outros livros de meditação que me deram vontade de chorar de tão chatos. O cara é um jornalista, âncora de um programa de TV americano e tem um ataque de pânico ao vivo. Ele é super ambicioso, super competitivo, tem uma auto crítica exarcebarda e isso com mais vários episódios da carreira dele fazem ele surtar. Ele tenta de tudo: remédios, drogas ilegais, terapia e nada dá muito resultado até que ele começa a se enveredar na meditação, só que ele é super cético e vai aproveitando que é um jornalista com acesso a muita gente "importante" e vai investigando o assunto. E foi isso que eu adorei no livro, porque eu precisava que alguém me desse uma visão mais racionalizada da coisa. Pessoalmente eu também tinha (tenho cada vez menos) várias questões que não fechavam para mim. O livro é para quem está namorando com a ideia da meditação e às vezes se pergunta :será?  Super leitura para iniciantes e céticos. 

Bom, essas são minhas dicas culturais sem nenhuma intenção de fazer uma análise crítica de super nível, só queria contar o que eu estava fazendo no meu tempo livre esses últimos tempos quando não estava atualizando o blog! :-) Divirta-se e não esqueçam de comentar caso vejam/leiam ou já viram/leram alguma das sugestões acima. 

Ah!!! E super importante se você for no Amazon xeretar uma dessas recomendações, aproveite e dá uma olhada no meu livro! Estou muito orgulhosa dessa empreitada e quero receber o feedback de vocês. Todo mundo que leu gostou, de verdade! Leitura imperdível para as mamães, principalmente aquelas que não conhecem as crônicas que eu publiquei nos primeiros anos do blog sobre a fase em que eu estava literalmente de cabelo em pé com dois pequenos em casa. O link é da Amazon.com mas tem no mundo inteiro, alguns apenas em ebook e outros em versão paper. Clica aqui! 

 

Quem você pensa que é pra me julgar como pai ou mãe?

Quem você pensa que é pra me julgar como pai ou mãe?

Lavar privada é o de menos

Lavar privada é o de menos