"Por que só a mulher tem que lavar a roupa suja?"

"Por que só a mulher tem que lavar a roupa suja?"

Sabe daquelas coisas que você assiste e tem vontade de que ela virasse algo assim como “utilidade pública”? Pois é… este vídeo que você vai ver agora (e que nós fizemos questão de colocar legendas em português) está revolucionando os velhos costumes mundo afora.

O comercial de uma marca de sabão em pó foi feito direcionado para as famīlias na India (onde 76% dos homens acreditam que "lavar roupa é trabalho de mulher"). É a história de um pai que ao conviver de perto com as multifunções da filha (como dona de casa, mãe, esposa e trabalhadora) revê os seus próprios conceitos e consequentemente os conceitos de boa parte dos homens do planeta!

Está certo que este vídeo talvez não vá fazer muito sentido para famílias que desde sempre ensinaram que o papel do homem também é ajudar dentro de casa (mas temos que convir que este modelo não é a maioria). Pela repercussão estrondosa que o video está tendo (mais de 10 milhões de acessos), tem muita gente se tocando que é preciso, desde pequenos, que os meninos aprendam a colaborar dentro de casa tanto quanto as meninas. E principalmente: é preciso bons exemplos vindos do pai para fazer a coisa funcionar.

A injusta diferença no papel do homem e da mulher dentro de uma família está colocada a prova neste vídeo. Tem uma hora que o pai fala no vídeo: “Me desculpe porque eu nunca impedi você de brincar de casinha. Eu nunca lhe disse que esse trabalho não é pra você fazer sozinha”. Sim, eles colocaram com primor o dedo na ferida. E a gente reitera a pergunta: Por que só a mulher tem que lavar a roupa suja? A campanha que está correndo o mundo se chama #sharetheload (divida a carga).



Os pensamentos de uma mãe no meio da noite

Os pensamentos de uma mãe no meio da noite

A bolha em que se vive quando se tem filhos pequenos

A bolha em que se vive quando se tem filhos pequenos