Escola manda carta aos alunos lembrando que há mais coisas na vida além de nota de provas

teste.jpg

Quantos pais você conhece que são ou já foram capazes de brigar com um filho por causa de uma nota ruim? Quantas escolas incentivam mais e mais a disputa acirrada entre seus alunos que se sentem muitas vezes coagidos? Pois vem da Irlanda do Norte uma lição do melhor tipo de incentivo que uma criança pode receber: o reconhecimento do seu esforço, independentemente do resultado.  

Uma escola primária, na cidade de Lisburn, enviou para a casa dos alunos, junto com o boletim final de cada um, uma carta lembrando que eles valem muito mais do que a pontuação recebida num teste. E desde que a carta caiu nas redes sociais, ela se tornou viral, parece que tem muita gente que concorda com a abordagem da direção da escola.  

Aqui, a tradução livre que fizemos pra vocês:

Antes de você abrir o envelope que contém sua pontuação, nós queremos que você leia isso. Dentro desse envelope está uma nota. Talvez seja a nota que você gostaria de receber, talvez não. Neste último caso, é normal você ficar desapontado. Nós sentimos por isso e queremos que saiba que não estamos decepcionados com você. Infelizmente, na vida, as coisas nem sempre acontecem como a gente gostaria e é necessário um certo tempo para a gente conseguir processar nossos sentimentos e pensamentos quando isso acontece. Nós sabemos que cada um de vocês tem se esforçado muito, com as melhores intenções. Nenhuma nota pode tirar seu esforço e seu trabalho de você. Nós acreditamos que os seus propósitos e quem você é como pessoa são muito mais importantes do que qualquer resultado num teste. Quem você é, seus sonhos e metas irão com você seja qual for a escola que tiver a sorte de tê-lo como aluno no próximo ano escolar. O importante é isto. Você é um ser “único” e nós temos muito orgulho de você. Não desista facilmente quando as coisas ficarem difíceis. Cresça sendo gentil, cuidadoso, generoso, amoroso e tente, com a maneira que você leva sua vida, fazer uma diferença positiva neste mundo. Lembre-se, a nota neste envelope é apenas o resultado de algumas provas. Isto não mede o quão incrível você é! Então, não importa o que aconteça nos próximos minutos, hoje você deve celebrar VOCÊ!

Com carinho,

A Direção

A carta foi uma maneira simples de reforçar a auto-estima dos alunos e aliviar um pouco a pressão pelas notas. Não é que os resultados dos testes não são importantes. O desempenho acadêmico é, afinal, uma parte significativa para construir nossas futuras carreiras. Mas é que muitas vezes medimos as crianças apenas pelo almejado sucesso acadêmico.

Esta carta é um lembrete de que existem muitas outras maneiras de se medir o sucesso. Talvez uma criança não tenha as melhores notas, mas ela pode ter outras qualidades muito importantes para ter sucesso na vida. Saber se comunicar bem, ter carisma, caráter, generosidade, capacidade de liderança…

 Claro que a gente adoraria receber um boletim cheio de notas boas, mas muito mais importante do que os resultados das provas é a atitude das crianças. Sucesso vêm para quem se esforça e não desiste dos seus objetivos mesmo quando as coisas não dão certo. E mesmo a gente querendo que nossos filhos se esforcem para terem sucesso na vida, nunca é demais eles saberem o quanto somos orgulhosos por eles apenas serem quem são.

 

A carta enviada aos alunos que ganhou as redes sociais

A carta enviada aos alunos que ganhou as redes sociais