Dever de casa prejudica crianças pequenas: pesquisas apontam que escola primária deveria abolir as lições

Dever de casa prejudica crianças pequenas: pesquisas apontam que escola primária deveria abolir as lições

“Não há nenhuma evidência de que o dever de casa melhora o desempenho acadêmico de crianças na escola primária.” Essa declaração foi feita pelo pesquisador americano Harris Cooper, da Duke University, no Estado americano da Carolina do Norte. Cooper é um especialista neste campo de pesquisa e escreveu o livro “The Battle Over Homework: Common Ground for Administrators, Teachers, and Parents . Ele é categórico quando afirma que todo tempo que os pequenos deixam de brincar e todo nosso esforço em fazer com que eles façam seus deveres depois da escola é em vão. E agora? Será que é assim mesmo? Ter tarefas para fazer em casa é uma pratica tão difundida que a maioria de nós nem se questiona se isso traz realmente benefícios ou não.

Bem, pois aqui vão os fatos, em versão resumida: dever de casa, tem sim seus benefícios, mas isso está diretamente ligado a idade das crianças.

Pesquisas sugerem que para alunos de escola primária, o trabalho em sala de aula é muito mais eficiente do que aquele depois das aulas. O dever de casa não faz com que as crianças aprendam mais: é apenas mais trabalho. Até para alunos um pouco maiores, a relação entre dever de casa e desempenho acadêmico não é das melhores. No ensino médio, o dever de casa pode sim melhorar o desempenho acadêmico, mas deve ser feito com moderação. Duas horas por noite é o limite, acima disso o trabalho de casa começa a ser contra-produtivo, garantem os especialistas.

E antes de continuarmos, que pesquisas são essas? São resultados realmente confiáveis? Bom, parecem que sim. Não se trata de um estudo isolado sobre o tema, mas sim de vários.  Harris Cooper compilou 120 estudos em 1989, e outros 60 estudos em 2006. A análise abrangente de todos os resultados sugere que não apenas o dever de casa para alunos da ensino primário é ineficiente, como pode até causar uma atitude negativa das crianças em relação a escola.

E é exatamente essa a pior notícia dessa história. O dever de casa está sim impactando as crianças pequenas, mas muito mais de forma negativa do que positiva. Uma criança que está apenas começando seu caminho acadêmico deveria ter a chance de poder desenvolver curiosidade e paixão genuína pelo aprendizado, em vez de desde muito pequeno se confrontar com imposições que lhe roubem tempo livre.  Além disso, quando aplicado prematuramente, o dever de casa também é uma fonte de conflito entre pais e filhos. À noite, em um momento que as famílias deveria relaxar a aproveitar a companhia um do outro, o que se vê em muitas famílias é a seguinte cena: pais cansados cobrando de crianças também cansadas - "Já fez o dever de casa?"  E o que se vê é uma criança desmotivada debruçada em cima de um livro. 

Os defensores das tarefas de casa argumentam que além de ensinar responsabilidade, os deveres reforçam o que foi aprendido na sala de aula e criam um link entre a escola e casa. Mas existem muitas outras maneiras de ensinar responsabilidade para as crianças, cuidar do cachorrinho ou ajudar com alguma tarefa doméstica, por exemplo.  Pais interessados em se conectar com a escola, podem simplesmente abrir os cadernos dos seus filhos e conversar com eles sobre o que eles estão aprendendo na escola, sem terem que necessariamente cumprir tarefas obrigatórias. Reforçar o que se aprendeu é um aspecto importante no ensino, mas não é o único. Dormir bem,  ter boas relações familiares e ter bastante tempo para brincar são exemplos de fatores que contribuem para um bom desempenho acadêmico. 

Ler, por exemplo, funciona muito melhor do que dever de casa para apoiar o aprendizado de crianças pequenas. Tanto a criança ler para os pais, como os pais lerem para as crianças. O importante é que as atividades, que reforçam o que se aprende na sala de aula, sejam prazeirosas, feitas com amor e despertando curiosidade em aprender. Afinal essa é uma longa caminhada. E ninguém quer queimar na largada, né?

Este texto é uma adaptação livre do texto “Homework is wrecking our kids: The research is clear, let’s ban elementary homework”. Clique aqui para ler o artigo original em inglês no site salon.com

Um conto verdadeiro de Páscoa

Um conto verdadeiro de Páscoa

Quando eu fiquei num mato sem cachorro pra explicar que focinho de porco não é tomada pra minha filha 

Quando eu fiquei num mato sem cachorro pra explicar que focinho de porco não é tomada pra minha filha