Me digas o que tu lês, e te direi quem és (dicas de livros)

Me digas o que tu lês, e te direi quem és (dicas de livros)

Procurando um livro legal? Aqui vai um resuminho dos livros mais bacanas que li nos últimos meses.

Rita Lee - Uma Autobiografia (Rita Lee)

Este livro foi tão comentado e celebrado na mídia ultimamente que nem preciso dizer muito. A Rita Lee não teve papas na língua na hora de contar sua história, que legal seria se todo o artista fosse corajoso assim. Ela conta tudo, das coisas que deram certo às coisas que deram errado, com zero estrelismo. Eu gostei de ler sobre os amores, sobre a coragem de ser diferente, sobre os momentos de medo, os momentos de glória e também sobre os insights, de uma mulher agora setentona, sobre tudo que viveu. Ela se coloca de uma forma totalmente honesta e humana, então a gente vai lendo e se identificando em muitos pedaços.

No começo, contudo, tive que dar uma forçada na leitura, porque apesar de eu amar ler biografias, geralmente eu acho a parte da infância um saco… E depois eu demorei um pouco para me acostumar com o jeito que ela escreve… é meio como se você estivesse escutando um monólogo, o estilo da escrita é a Rita Lee falando.  Mas vale demais à pena, principalmente para quem está precisando de um impulsinho para chutar o pau da barraca e viver de acordo com a própria cartilha.

Mindset - A nova psicologia do sucesso (Carol Dweck)

Eu descobri essa psicóloga/pesquisadora porque nós traduzimos alguns textos dela para o blog. E este foi um dos livros mais bacanas que eu já li na vida. Uma pena que eu tenha lido apenas agora, as 41 anos de idade! Se eu tivesse lido há 20 anos atrás, teria me poupado bastante angústia desnecessária e eu acho que eu teria tido mais sucesso em várias empreitadas (pessoais e profissionais).  O livro apresenta dois tipos de mentalidade (mindset) que nós temos em relação aos nossos talentos e habilidades. Um tipo é quando você acredita que tem uma quantidade fixa de talento (ou não) e de acordo com isso você tem uma crença no que você pode ou não fazer na vida, o outro é o mindset de crescimento, quando você acredita que suas habilidades podem ser desenvolvidas, quando você deixa seu ego um pouquinho de lado e enxerga erros e perdas como oportunidades de crescimento. Estou explicando os “mindsets” de uma maneira super simplista, a teoria dela é muito mais elaborada e fascinante. E para provar seu ponto, ela conta várias histórias reais e ainda explica os resultados de anos de pesquisa sobre as mentalidades. Esse livro mudou muito minha cabeça.  Me sinto muito mais forte e motivada para tentar alcançar meus objetivos e ainda reajustei totalmente a maneira como eu educo os meus filhos para que eles acreditem que - com esforço e orientação adequadas - eles podem tudo. É demais. Leiam! (O finalzinho é meio arrastado… mas no geral o livro é bem gostoso de ler).

The Sleep Revolution - Ariana Huffington

Basicamente a mensagem do livro é a seguinte: nada de bom vai acontecer na sua vida se você não dormir bem. Me interessei por este livro porque estava dormido muito mal e queria melhorar isso. O livro é praticamente uma enciclopédia sobre sono (ou a falta de…) . Dá várias dicas sobre como dormir melhor e traz um monte de evidências científicas de que a pior coisa que você pode fazer pela sua vida é não dormir. Agora, você pode estar se perguntando, precisa mesmo ler um livro inteiro para saber disso? Todo mundo não sabe já? Não dá para ler um artigo numa revista, um post em um blog sobre o tema e fechar os olhinhos? Bom, talvez… para mim na verdade não.  Acho que eu precisava mesmo de uma mega choque para encarar essa questão do sono com seriedade. Eu passei os últimos 8 anos da minha vida dormindo mal… e lendo o livro eu me dei conta muita coisa não funcionou bem, simplesmente porque o meu cérebro não estava funcionado bem. Se sono é um problema para você agora, eu super recomendo este livro. É uma leitura fácil, muito informativo e tem vários insights legais… Tipo… que adianta todo o sucesso do mundo, se seu cérebro não tem mais a capacidade de se desconectar, de relaxar de verdade? Pesado, né? Mas tem um monte de gente assim por aí... eu inclusive :-/

Ainda estou aqui - Marcelo Rubens Paiva

Amei o livro porque amo ler sobre pessoas fortes, que tem a capacidade de se reinventar frente à adversidades. Marcelo Rubens Paiva conta a história da mãe dele, Eunice Paiva, mulher do deputado Rubens Paiva, preso, morto e torturado pela ditadura militar. É uma história bem contada, o livro é gostoso de ler e a trajetória de vida dela é inspiradora. Além disso é legal para aprender mais sobre a época da ditadura militar no Brasil. 

Se alguém já leu ou vai ler algum desses livros me conta depois, tá?

7 perguntas para a ex-empregada doméstica Joyce Fernandes: "Minha página é a pedra no sapato de muitas patroas".

7 perguntas para a ex-empregada doméstica Joyce Fernandes: "Minha página é a pedra no sapato de muitas patroas".

O trabalho invisível das mães

O trabalho invisível das mães