Você já deu oportunidade do seu filho mais velho ajudar o mais novo?

Você já deu oportunidade do seu filho mais velho ajudar o mais novo?

Não me critiquem se isto sempre foi super óbvio na sua casa: filho ou filha mais velha ajudando o mais novo ou a mais nova. É que pra mim isto é praticamente uma novidade boa aqui em casa e eu queria compartilhar com vocês.

Talvez porque eu sempre fui daquelas que acha que tem que fazer tudo pelos filhos, mas o tempo vai passando e é preciso sacar que eles mais crescidinhos são capazes de fazer muitas coisas. Inclusive colaborar com a gente. Meus filhos já colaboram em muitas coisas em casa já que não temos empregrada. Mas eu me dei conta de que o meu mais velho, que acabou de fazer 13 anos, pode e deve me ajudar com a mais nova, de 6 anos. Assim estou bem feliz com a pequena decisão que tomei e que mudou pra melhor não só o ritmo das coisas aqui mas a relação entre irmãos. 

No fim do dia é sempre um pouco confuso pois gosto de preparar o jantar mas ao mesmo tempo tinha que checar o banho da Alice e ajudá-la a lavar o cabelo e tal. Há algumas semanas, cuidar do banho da Alice é tarefa do Felipe quando ele está em casa. 

Da cozinha escuto os dois trocando ideia, ela pedindo pra ele colocar mais shampoo no cabelo dela, vez por outra cantando uma música juntos e ainda ela agradecendo dele ajeitar a camiseta do pijama que estava do lado do avesso. Ou ele me avisando que tirar o brinco dela,  ele ainda não consegue. E claro que faz parte também sair uma ou outra confusão entre eles.

Parece uma besteirinha, mas estes momentos envolvem tanta coisa. Pra mim, significa que o meu filho mais velho está disponibilizando o tempo dele em favor de alguém (e desgrudando do celular!!!), significa que ele de alguma forma está aprendendo algo pra quando ele for pai, significa construir memórias afetivas com a irmã. E eu não me canso de valorizar e elogiá-lo por isso, com frases significativas como: "Hoje o jantar só saiu por causa da ajuda do Felipe!".

Se isto é uma rotina pra você: super parabéns. Se ainda não for, eu encorajo você a começar o quanto antes. Pode ser com o dever de casa, com aulas de amarrar o tênis, fazendo uma trança no cabelo, lendo um livrinho... certeza de que há muito a ser feito pelo irmão (ou irmã) mais novo (a) tanto aqui na minha casa quanto na sua.

Fabiana Santos é jornalista, casada, mãe de Felipe e de Alice. Eles moram em Washington-DC. Já aconteceu da Alice querer agradecer as ajudas do irmão fazendo gentilezas como abrir mão de um chocolate para ele. 

Charlotte, a menina que costura bonecas para crianças doentes

Charlotte, a menina que costura bonecas para crianças doentes

Lembrancinha em festa infantil: alguém me explica?!

Lembrancinha em festa infantil: alguém me explica?!