Charlotte, a menina que costura bonecas para crianças doentes

Charlotte, a menina que costura bonecas para crianças doentes

 Foto: Arquivo da família

Foto: Arquivo da família

Quando Charlotte tinha apenas 7 anos, ela costurou a primeira boneca, parecida com ela mesma, usando óculos, de vestido rosa e com uma pequena cicatriz perto do nariz. A menina usou a máquina de costura que ganhou de presente de Natal dos avós. A avó Wendy, paciente e carinhosa, lhe ensinou os conceitos básicos de costura. E desde a primeira boneca, ela não quis mais parar de costurar. 

Charlotte nasceu com fissura labial e no céu da boca. Precisou de 4 cirurgias e algumas ainda precisam ser feitas. Por saber o que é estar internada num hospital e o quanto ela própria precisou de aconchego, partiu dela a ideia de fazer bonecas para alegrar crianças internadas em hospitais. 

Hoje Charlotte está com 10 anos e já confeccionou mais de 150 bonecas, que foram enviadas para todos os Estados Unidos e até para o México e o Canadá. Algumas são vendidas, mas muitas bonecas são doadas como presentes para crianças submetidas a tratamentos de quimioterapia ou bebês que precisam de cirurgia cardíaca.

É claro que Charlotte recebe ajuda para as bonecas ficarem prontas, porque é um trabalho bem artesanal. A avó Dianne borda o rosto. Braços e pernas são preenchidos pela irmã mais nova, Evelyn. Mas toda as invenções saem da cabeça de Charlotte. Inclusive foi dela a ideia de fazer um modelo de boneca que fosse vendável e que o dinheiro arrecadado fosse encaminhado para caridade. Ela também prefere receber doações para caridade ao invés de presentes nas suas festas de aniversário. Um dos hospitais de que Charlotte é “fada madrinha” em doações fica no Arizona, estado em que ela mora, o St. Joseph's Hospital, que faz cirurgias de crânio e face em crianças. 

A mãe, Nicole Gould, explicou para o blog que a família pretende expandir a “Stitches by Charlotte” e fazer uma produção em maior escala. “Nós vamos montar alguns locais de costura na nossa cidade e manter Charlotte como designer das peças. Esperamos oferecer as bonecas a quem quiser comprar uma, quem sabe até para crianças no Brasil”, diz Nicole.

Toda boneca recebe um abraço final de "boa sorte" de Charlotte. “Eu acho que todas as crianças merecem sorrir”, explica ela.  Charlotte sonha em se tornar estilista e espera conhecer Nova York um dia. Por já ter feito bem a tantas crianças, ela recebeu um prêmio no início deste ano, dentro de um concurso promovido por uma marca de pasta de amendoim, cujo tema era: “Você tem um filho que vai mudar o mundo?” Charlotte é daquelas que quer mudar o mundo pra melhor. E começou cedo.

 Foto: arquivo da famiília

Foto: arquivo da famiília

50 perguntas para pensar em você

50 perguntas para pensar em você

Você já deu oportunidade do seu filho mais velho ajudar o mais novo?

Você já deu oportunidade do seu filho mais velho ajudar o mais novo?