Passo 1: Linha da Vida


Material: Caneta e Papel (para às analógicas)

Computador (para às tecnológicas)



O que viveu até hoje diz muito à seu respeito!


Resgatar suas lembranças pode ajudar a entender seu passado, as decisões que tomou e o caminho que trilhou até hoje. Olhando para o passado, compreenderá como chegou até o presente e ajudará a construir o futuro que busca.


Quando usamos o termo Linha da Vida, estamos nos referindo a fatos e momentos que influenciaram e ajudaram a construir a pessoa que você é hoje. 


Saber contar sua história é um ingrediente fundamental para o sucesso. Um dos hábitos mais antigos de toda e qualquer civilização sempre foi contar histórias, somos fascinados por elas desde crianças porque afinal, uma história bem contada sempre traz um aprendizado. 

Sendo assim, a proposta dessa atividade é fazer com que você relembre a sua trajetória e procure extrair o aprendizado das principais experiências que viveu até aqui. 

Com um maior conhecimento sobre a sua história de vida, você ganhará maior segurança para falar de si mesma e entender de forma mais clara os movimentos que realizou na sua vida para chegar onde está hoje. 


Lembre- se que a primeira pessoa a encontrar o valor de suas experiências deve ser você! 

Antes de começar, você precisa
entender que a sua história pode
ser muito mais interessante do
que você acredita. Mais importante que os acontecimentos
em si, foram as experiências adquiridas, os aprendizados envolvidos. 

Para ajudá-la a construir uma boa argumentação, acesse o vídeo que mostra a Teoria do Golden Circle (clique aqui https://www.youtube.com/watch?v=qP4nzlVMIq0) e compreenda a frase “People don’t buy what you do, they buy why you do”

Essa teoria reforça a questão de que mais importante do que O QUE você fez até aqui, é o PORQUÊ, ou seja, qual o significado determinada experiência teve para você, sua vida e sua carreira.

Agora, mãos à obra!
Abaixo temos um resumo da sua TimeLine

Anote os acontecimentos mais importantes de sua história de vida em ordem cronológica. Vale ressaltar os bons e ruins. O importante é entender os aprendizados que eles trouxeram à sua vida, as situações em que desempenhou um papel ativo, os sucessos que lhe deram bastante energia e dos quais você se orgulha, os seus prin- cipais desafios. Tudo isso na sua trajetória foi marcante porque houve um significado. 

Na hora de escrever sobre você, seja sucinta, busque uma forma objetiva de contar sua história sem deixar de lado a essência dela. Você pode, por exemplo, relacionar datas com palavras-chave que a ajude a seguir um roteiro. Lembre-se de que o objetivo é encontrar os pontos de aprendizado e os “por quês” das suas escolhas. 

Organize as informações num documento Word, Power Point, planilha Excel ou outra ferramenta que permita ser visualizada no computador. Registre seus insights em seu Diário de Bordo!

Sua “TimeLine” é única e você pode usar sua criatividade para construir algo com a sua cara! 


Fig 1: Modelo do Livro: Carreira: Vc está cuidando da Sua? (vou “desenhar “ uma similar, mas inclui esta para vcs terem uma ideia.