Os momentos "vergonha" de quem mora fora

Morar fora e nunca ter passado por alguma saia justa é algo praticamente impossível! Sabe aquele "mico", aquela confusão que a gente se mete, aquele constrangimento inevitável? Somos de outra cultura, de outros costumes e vai sempre existir algo diferente para ser entendido, aprendido, codificado. 

Mas a gente não quer (de jeito nenhum!) ficar se lamentando por coisas que a gente passa e que se soubesse teria feito diferente. O que a gente quer neste podcast é mostrar que todas nós passamos por isso. E qualquer estrangeiro no Brasil também passa por isso. Queremos compartilhar nossas experiências e mostrar que nessas horas o melhor que a gente pode fazer é levar tudo com leveza e rir de nós mesmas!

Neste podcast tivemos a grata participação de 4 amigas que também estão fora do Brasil: Viviane Basile, dois filhos, morando em Washington-DC, capital americana; Lucila Correia, duas filhas, morando em Toronto, no Canadá; Eliane Almeida, dois filhos, morando em Tóquio, no Japão e Fabiana Silva, dois filhos, morando em Bethesda - Maryland, nos Estados Unidos. Elas compartilharam com a gente algumas de suas saias justas. Tenho certeza de que você vai poder se identificar com alguma delas (ou quem sabe todas... risos). 

Ouça, curta, espalhe para as amigas e nos diga o que achou!

Beijo grande, 

Camila e Fabiana

Expatriadas: esteriótipos culturais

Sabe aquela história de que os alemães são frios, os americanos só comem "junk food", italianos são galanteadores, franceses não tomam banho... enfim... pra cada povo existem um conjunto de ideias pré concebidas. São os famosos esteriótipos que cada um carrega consigo quando muda para um lugar diferente do seu. Em um primeiro momento, ter uma noção do que esperar de um povo pode até ajudar a se situar, mas com o tempo, colocar um rótulo em todo mundo que você conhece só vai te impedir a conhecer as pessoas como elas verdadeiramente são: todas únicas!

Neste programa vamos falar do "véu do estereótipo" na hora de se relacionar com os outros. Colocamos nossos pontos de vista, contamos um pouco da nossa experiência pessoal e agregamos uma entrevistada super competente para falar quando o assunto é o entendimento entre pessoas de diferentes culturas. Ivone Gorete é brasileira, mora na Alemanha e trabalha como mediadora de conflitos e adaptação de estrangeiros na Europa. Aqui, ela tem algumas dicas para quem ainda enxergando o mundo onde vive através do véu.

Expatriadas: Reinvenção Profissional

Estamos inaugurando uma nova conexão com vocês: o podcast do blog. Ou no bom português, já que não existe uma tradução literal: um programa de rádio pra você nos ouvir onde for mais conveniente pra você. Seja no carro, no ônibus, no metrô, indo ou vindo do trabalho, fazendo cooper, esperando filho sair da escola, enquanto cozinha ou quando simplesmente quiser se distrair: é só colocar o fone de ouvido e clicar no nosso podcast. Com muita sinceridade e carinho, nós estaremos sempre procurando bater um papo honesto sobre temas importantes nessa vida de mãe, mulher, trabalhadora, expatriada ou não. 

Neste primeiríssimo podcast o tema é: a Reinvenção Profissional de mães que estão morando fora do Brasil.

Nós colocamos a nossa experiência pra vocês e entrevistamos uma mãe muito bacana que super se reiventou. Lilian Simões é paulista e mora na Califórnia há 5 anos. Chegou por lá sem falar uma palavra de Inglês e hoje ela tem uma creche (www.blossomnurseryschool.com) e está prestes a abrir sua própria escola do Maternal ao Jardim de Infância. Para mulheres que buscam inspiração: este programa é pra você!